Blog

Cidade da Saúde e do Saber coloca em prática 10 soluções de smart city voltadas à qualidade de vida

cidade da saúde e do saber

Uma “cidade” concebida desde o desenho urbano até a infraestrutura com o objetivo de desenvolver um novo modelo de atenção à saúde, que integra as melhores práticas de cuidado médico com a busca pela promoção do bem-estar. Essa é a Cidade da Saúde e do Saber, projeto inovador que vem sendo desenvolvido pela Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG) para expandir suas instalações e o atendimento à população de 60 municípios (aproximadamente 850 mil pessoas). A primeira etapa reúne o maior conjunto brasileiro de soluções inteligentes voltadas à qualidade de vida e sustentabilidade, inovando em áreas como mobilidade, acessibilidade e infraestrutura. O projeto conta com a parceria do nosso time do iCities.

Com 140 mil m2 às margens da MG050, entre os dois principais trevos de acesso ao município de Passos – pólo regional de agroindústria e de serviços, com 120 mil habitantes –, a Cidade da Saúde e do Saber reúne recursos tecnológicos, profissionais e humanos para oferecer assistência integral à saúde e ao bem-estar das pessoas. “Teremos ainda espaços para residência médica, pesquisa clínica e pós-graduação, a partir das parcerias que a Santa Casa mantém com universidades, cursos e instituições da região”, antecipa Daniel Porto Soares, superintendente geral da Santa Casa de Passos.

O complexo de saúde e pesquisa será também um laboratório para testar soluções e tecnologias que poderão servir de modelo para outras cidades, trabalho que está sendo conduzido pelo iCities para trazer consistência às ideias do projeto de forma profissional, por meio de padronização e recomendações técnicas. 

Todo o diagnóstico do projeto, estruturação do plano de adequação para as soluções de cidades inteligentes e recomendações técnicas do empreendimento são realizados pelo iCities, em um trabalho que vislumbra o desenvolvimento de dez áreas principais que têm impacto direto na qualidade de vida da população e desenvolvimento econômico da região, mitigando suas vulnerabilidades e provendo desenvolvimento sustentável. 

As recomendações são baseadas nas melhores soluções disponíveis no mercado balizadas pelas características e particularidades do empreendimento, em dez grandes áreas:

  • Conectividade
  • TIC, Gestão e Monitoramento
  • Tecnologias para o cidadão (app)
  • Iluminação inteligente
  • Micromobilidade
  • Drenagem urbana
  • Gestão de resíduos
  • Energia limpas
  • Ecossistema de inovação
  • Urban Living Lab

Dentre essas 10 soluções, destaco o projeto básico de Conectividade Wi-Fi, com remuneração via acessos qualificados e projeto de Segurança de Redes, para democratizar o acesso ao Wi-Fi público, com qualidade e confiabilidade sem onerar a Cidade da Saúde e do Saber (a exemplo do que já é feito no Wi-Fi Social do Distrito Federal); a Iluminação Inteligente, com elementos de TIC Gestão e Monitoramento, implementado em cidades como Belo Horizonte.

Também o Plano de Micromobilidade Compartilhada, internamente, e de mobilidade visando a conexão entre o município e a Cidade da Saúde e do Saber, que tem como benchmarking o compartilhamento de patinetes e bicicletas nas Linhas 4 e 5 do Metrô de São Paulo; e a  geração de Energias limpas, como a solar fotovoltaica para os prédios da Santa Casa e projetos que contemplam fontes de energias alternativas além da fotovoltaica, como no Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, que implantou uma iniciativa pioneira no Brasil para a transformação de resíduos hospitalares.

Legado às gerações futuras

A Cidade da Saúde e do Saber vai abrir frentes para várias oportunidades, com uma área comercial, restaurantes, hotel e um conjunto residencial para moradia compartilhada e assistida. Conforme enfatiza o superintendente, estamos executando um projeto de expansão, uma previsão de legado para as gerações futuras e de desenvolvimento social e econômico para a nossa região, que inclui o atendimento de até 60 municípios, dependendo da área de especialidade médica.

Para o iCities, é gratificante poder contribuir tecnicamente com este projeto inovador e pioneiro ao abraçar e unificar tantas soluções de smart cities em uma única “Cidade”, voltada à saúde, ao conhecimento e à qualidade de vida de todos os envolvidos.

*Caio Castro é sócio-diretor e diretor comercial do iCities – empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes, que realiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de smart cities do mundo, chancelado pela Fira Barcelona.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

iCities - The Smart Cities Hub

O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.