Blog

Carta de Barcelona une esforços para implementar cidades inteligentes pelo Brasil

carta de barcelona

Voltamos esta semana de Barcelona, onde participamos da 10ª edição do Smart City Expo World Congress, após dias intensos de visitas e reuniões exclusivas com a comitiva de brasileiros que o iCities organiza junto da Global Business e da La Salle Technova Barcelona. Em seu quarto ano, a comitiva reuniu número recorde de 140 pessoas, entre autoridades, empresários e empreendedores, atrás apenas da comitiva de Israel, com 170 pessoas. A Carta de Barcelona foi, sem dúvida, um dos marcos simbólicos dessa empreitada pelo maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. 

O documento “Carta 22@ Barcelona – Nós somos as cidades que fazemos” foi assinado por autoridades, especialistas e instituições brasileiras e espanholas, estabelecendo um chamado a um Brasil mais humano, justo e sustentável a partir de soluções smart cities. Contamos também com o apoio essencial da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), com a presença do presidente Thomas Law, e de Alexandre Gouveia, do LA USA Business Strategy.

Membro entusiasmado da comitiva, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), representante da Câmara dos Deputados, que irá lançar a Frente Parlamentar de Apoio às Cidades Inteligentes, no Congresso Nacional, foi um dos signatários da Carta. “Vim para Barcelona com o objetivo de estabelecer ampla cooperação internacional em benefício do Brasil e dos brasileiros, justamente no momento que o Parlamento Federal discute a consolidação e a atualização de marcos regulatórios relacionados ao tema, como a instituição da Política Nacional de Cidades Inteligentes”, afirmou.

A implementação e desenvolvimento de cidades inteligentes têm alto potencial para a transformação socioeconômica do Brasil. No cenário global, os protagonistas destacam-se como indutores dessas diretrizes. Essa orientação nasce e se inspira nas cercanias do bairro @22, região de Barcelona, que teve no nosso mentor Josep Piqué, o responsável pelas políticas de inovação e modernização que levaram o aludido bairro a um case de sucesso mundial, padrão de organização, criatividade e capacidade. 

Cidades inteligentes são cidades mais eficientes, que estão atentas às soluções tecnológicas e inovadoras, investem com estratégia nos serviços públicos e cuidam melhor dos cidadãos. A temática das smart cities é transversal e engloba os maiores e mais iminentes interesses globais, na linha da sustentabilidade, das boas práticas ESG e da preocupação indissociável com as pessoas e com o planeta. Para tanto, o poder público precisa caminhar de mãos dadas e em comunhão de esforços com a sociedade civil e a iniciativa privada.

O Projeto de Lei nº 976/21, que pretende instituir a Política Nacional de Cidades Inteligentes, foi aprovado no final de outubro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O texto estipula princípios, diretrizes, objetivos e metas para a implantação de cidades inteligentes que atraiam soluções e tecnologias na gestão de serviços e infraestrutura dos municípios, como saneamento, saúde e transporte.

Curitiba finalista do World Smart City Award

Outra autoridade de destaque presente na comitiva e no evento foi o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que apresentou no estande de empresários e lideranças franceses os potenciais econômicos e sociais da capital do Paraná. Pimentel destacou que Curitiba foi eleita recentemente a cidade mais empreendedora do Brasil e registrou este ano o recorde na geração de empregos: 38.979 vagas com carteira assinada de janeiro a setembro, o maior volume dos últimos 18 anos. Nos próximos cinco anos, cerca de 113,7 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos) serão criados com as obras públicas que somam mais de R$ 2 bilhões em investimentos. 

A parceria de Curitiba com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) já tem dez anos. Em agosto do ano passado, foi formalizado o financiamento para o Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. São 47,6 milhões de euros em investimentos, dos quais 38,1 milhões da AFD e 9,5 milhões em contrapartidas do município.  Além disso, Curitiba foi finalista no World Smart City Award pelo Plano de Retomada Econômica, conjunto de medidas para acelerar a recuperação da cidade após a pandemia. 

Um dos compromissos da comitiva de Curitiba em Barcelona foi a reunião com Ricard Zapatero, diretor de negócios internacionais da Fira, empresa responsável pelo Smart City Expo World Congress. Além do vice-prefeito, fizeram parte da comitiva a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, e o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Pier Petruzziello.  

Todo o movimento da comitiva brasileira em Barcelona serviu como combustível para a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo, que vamos realizar nos dias 24 e 25 de março de 2022. As soluções de smart cities estão cada vez mais em ação pelo Brasil, e esse é só o começo!

*Eduardo Filipe Mazzarolo Marques, sócio-diretor e diretor de estratégia e inovação do iCities, hub de inovação e empresa pioneira na estruturação de eventos e cursos formadores de massa crítica no tema. O iCities realiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

iCities - The Smart Cities Hub

O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.