As faixas de Led são sincronizadas com o estágio do ciclo semafórico e ampliam a visualização da sinalização para até 300 metros de distância
O trânsito de Cascavel ganhou um importante aliado no quesito segurança: Faixas de led sincronizadas com o semáforo foram instaladas nos postes e nas calçadas de cruzamentos de grande fluxo na cidade. Elas são acionadas na mesma cor de porta-foco, ampliando a ativação sensorial de pedestres e motoristas para o estágio do semáforo.
Os sensores estão presentes nas travessias elevadas da Avenida Brasil em frente à Catedral e na faixa do cruzamento entre as ruas Paraná e Padre Champagnat. Os pontos foram escolhidos de acordo com o fluxo de pedestres e veículos.
A iluminação é sincronizada com o controlador semafórico, que faz a operação dos semáforos. Ela amplia a visualização da sinalização semafórica para até 300 metros de distância, evitando o comportamento de avanço de sinal vermelho.
Segundo a Transitar, órgão municipal responsável pela gestão do trânsito em Cascavel, a ideia é testar a solução e verificar a eficácia dela para a redução de acidentes ao longo do tempo.
“Espera-se que o equipamento auxilie na prevenção de acidentes pela falta da visualização da sinalização luminosa dos semáforos, nos casos em que a linha da visão do motorista está bloqueada por obstáculos como árvores, caminhões e outros”, publicou a prefeitura em seu site institucional.
A DATAPROM é uma empresa brasileira, sediada em Curitiba, cuja história se mistura com o desenvolvimento de soluções inteligentes que transforaram cidades latino-americanas em modelos de Smart Cities para o mundo. Há 34 anos no mercado, já promovemos e aplicamos inovações em mobilidade, segurança e gestão em mais de 300 municípios.