Cidade é a única no Brasil chancelada pela Fira Barcelona para realizar o Smart City Expo Curitiba
Curitiba acaba de renovar o contrato exclusivo com a Fira Barcelona, entidade público-privada da Catalunha, na Espanha, para a realização da quarta edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB), entre os dias 22 e 24 de março de 2023. A capital é a única cidade brasileira chancelada pela Fira com contrato exclusivo para a realização do evento.
A assinatura antecipada entre a Fira e a cidade sede do SCECWB foi realizada em Barcelona na última semana, durante o Smart City Expo World Congress, maior evento mundial de cidades inteligentes. Além de Beto Marcelino, embaixador da Fira Barcelona no Brasil e diretor de relações governamentais do iCities, a assinatura do contrato contou com a presença do presidente da entidade catalã, Ricard Zapatero; do presidente do Smart City Expo World Congress, Ramón Roca; do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; do vereador curitibano Tico Kuzma; e da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi.
“Para o iCities, hub de negócios e inovação que organiza o Smart City Expo Curitiba desde 2018, é uma satisfação enorme assinar o contrato com a Fira Barcelona, que reforça a confiança da entidade com a nossa empresa e com a Prefeitura de Curitiba pelo trabalho realizado nos últimos anos. Até mesmo pela justa concorrência que enfrentamos com outras cidades pelo país, que desejam sediar o evento, o que amplia ainda mais o reconhecimento de Curitiba ano após ano”, celebra Marcelino.
Durante o evento em Barcelona, Curitiba foi reconhecida como uma das seis cidades mais inteligentes do mundo. Com a proposta de “Segurança Alimentar e Nutricional – Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social”, a capital paranaense foi finalista ao lado de Seul (Coreia do Sul), Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colombia), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá) no Word Smart City Awards 2022. Na ocasião da premiação, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também foi eleito como uma das seis personalidades mais inovadoras do mundo.
Estande inédito e comitiva recorde
O Brasil foi destaque no Smart City Expo World Congress, realizado de 15 a 17 de novembro em Barcelona, na Espanha. Pela primeira vez, o país foi representado com um estande oficial reunindo esforços da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Juganu Brasil (empresa israelense de iluminação, conectividade e inovação de alta tecnologia) e o hub iCities.
Beto Marcelino se reuniu com a diretoria da Apex Brasil para a organização de um estande para o próximo Smart City Expo World Congress chamado Pavilhão Brasil, que levará startups para Barcelona em 2023. “Além disso, tivemos uma reunião com a ABDI para falar do estande no Smart City Expo Curitiba 2023, que será em conjunto com a Apex Brasil, em uma jornada Curitiba e Barcelona. E também nos reunimos com a Agência Curitiba para alinhar detalhes da Smart Plaza e o ecossistema de inovação no evento de março de 2023”, antecipa o sócio diretor do iCities.
Além do estande na feira, o Brasil levou a maior delegação de uma mesma nacionalidade para o evento, com mais de 300 pessoas. Boa parte (120 participantes) também esteve na Comitiva Oficial da Smart City Week, organizada pelo quinto ano consecutivo pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities. Profissionais, prefeitos e entusiastas do ecossistema global de cidades inteligentes participaram de cinco dias de imersão na capital mundial das smart cities. Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, a comitiva participou de uma intensa semana de conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades.